- Moeda Digital Indiana: Especialistas aconselham as autoridades do país a investir em CBDCs e banir criptomoedas
- Visões Opostas: O CEO da CoinDCX discorda, afirmando que ambas as formas de dinheiro digital podem coexistir
- Tecnologia Blockchain: Índia não se opõe à tecnologia blockchain
Na Índia, as criptomoedas enfrentam desafios significativos atualmente. De acordo com a Hindustan Times, especialistas recomendaram às autoridades que favoreçam as moedas digitais de banco central (CBDCs) e, ao mesmo tempo, proíbam moedas e tokens digitais.
Especialistas Sugerem Proibição das Criptos na Índia
Fontes anônimas informaram à Hindustan Times que algumas autoridades, incluindo o Banco da Reserva da Índia (RBI), têm discutido o assunto com membros do governo. O objetivo é publicar um estudo abrangente sobre moedas digitais em breve.
Especialistas não identificados teriam recomendado que a Índia proibisse criptomoedas como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e stablecoins. Em contrapartida, acreditam que as CBDCs oferecem vantagens substanciais.
Para essas fontes, os riscos das criptomoedas superam seus benefícios. Existem dúvidas sobre a segurança dos stablecoins, enquanto as criptomoedas « privadas » são vistas como voláteis e instáveis, inadequadas para estratégias de longo prazo.
The irony !
As India look to ban #cryptocurrencies to promote the adoption of its Central Bank Digital Currency (CBDC), the digital rupee. Regulators argue that CBDCs can provide similar advantages without the risks associated with decentralized cryptocurrencies.Ditching… pic.twitter.com/JCG99ulsrZ
— CryptoBettingInsider (@CryptoBettting) October 23, 2024
Indecisão Política: Governo Indiano Pondera Futuro das Criptomoedas
Os responsáveis pelo governo estão em fase de deliberação antes de tomar uma decisão final. Contudo, a estabilidade financeira e a inclusão são prioridades para a Índia.
Como membro do G20, a Índia assinou o documento de posição do Fundo Monetário Internacional (IMF) e do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) em setembro de 2023. Este compromisso exige um nível mínimo de regulação sobre criptomoedas, mas não impede a introdução de regulamentações adicionais.
A Índia já está testando uma moeda digital do banco central. A rupia digital (e ₹) foi lançada em novembro de 2022 e, desde dezembro, consumidores e comerciantes puderam experimentá-la. O projeto contou com a participação de 5 milhões de usuários e 16 bancos.
CEO da CoinDCX Defende a Coexistência
Sumit Gupta, CEO da CoinDCX, desafia a opinião dos especialistas. Ele acredita que as criptomoedas e as CBDCs têm propósitos distintos e podem coexistir no ecossistema financeiro.
Como líder de uma das maiores exchanges de criptomoedas do sudeste asiático, Gupta tem muito em jogo. Ele argumenta que, com os avanços tecnológicos no setor cripto, as CBDCs podem ser desenvolvidas de forma mais eficiente, segura e transparente.
I just read an article on @htTweets where an anonymous expert compares CBDCs to crypto and claims, ‘CBDCs can do whatever cryptos do.. CBDCs have an edge over bitcoin’’
I humbly disagree with the above statement. CBDCs and crypto assets serve different purposes and shouldn’t be… pic.twitter.com/QJS5DowmQx
— Sumit Gupta (CoinDCX) (@smtgpt) October 23, 2024
Desafios Regulatórios para Exchanges de Criptomoedas na Índia
A postura da Índia em relação às exchanges de criptomoedas se torna cada vez mais hostil, como demonstrado pelo caso da Binance. A maior plataforma de negociação foi cobrada de uma dívida fiscal de 86 milhões de dólares. Além disso, enquanto solicitava uma licença, a Binance teve que pagar uma multa de 2,2 milhões de dólares por não cumprir as normativas de combate à lavagem de dinheiro.
No entanto, a Índia não rejeita completamente a tecnologia subjacente às criptomoedas, como evidenciado pelo seu interesse na tecnologia blockchain. Recentemente, o India Blockchain Summit 2024 foi realizado em Nova Deli, destacando o potencial da blockchain no país.
Criptomoedas são um produto de investimento muito volátil e não regulamentado. Seu capital está em risco.
Enquanto jovem órgão de comunicação social independente, Studio Bitcoin precisa da sua ajuda. Apoie-nos seguindo-nos e marcando-nos como favoritos no Google News. OBRIGADO!