Contrariando as expectativas de um « Uptober », o preço do Bitcoin continua preso em sua faixa conhecida, e uma nova previsão alerta para uma fraqueza persistente no BTC e outras criptomoedas. Será que o Bitcoin (BTC) permanecerá em tendência de baixa no quarto trimestre de 2024?
Projeção: Bitcoin pode ser otimista novamente só em 2025?
O Bitcoin fez uma breve incursão na região acima de 66.000 dólares – mas foi só isso. O BTC continua aquém das expectativas dos investidores, que esperavam um começo explosivo no quarto trimestre de 2024. No entanto, além de um curto aumento em direção ao recorde histórico, não houve mais nada significativo.
No momento, o BTC está sendo negociado a 61.849 dólares, após uma queda de 3,49% nas últimas 24 horas. Há uma semana, o preço era de 63.800 dólares. Portanto, a tendência é de queda.
Momento otimista do Bitcoin já acabou?
Será que o impulso positivo após a redução da taxa de juros pelo banco central dos EUA já se dissipou? O renomado analista de criptomoedas, Benjamin Cowen, comenta que, historicamente, o Bitcoin tende a subir fortemente após uma decisão de taxa de juros, apenas para depois perder esse ímpeto.
Cowen compartilhou com seus mais de 861.000 seguidores na plataforma X:
« Em 2019, o BTC se recuperou por 2 semanas após a primeira redução de taxa, mas caiu para a SMA de 100 semanas 2 meses depois, o que corresponderia a meados de novembro. »
Just to offer a different view to consider other than the “up only” view mostly shared on this platform, in 2019, #BTC rallied for 2 weeks after the 1st rate cut, then dropped to the 100W SMA 2 months later, which would correspond to mid-November. pic.twitter.com/ogicF89JrM
— Benjamin Cowen (@intocryptoverse) October 2, 2024
Bitcoin enfrenta desafios macroeconômicos?
Em uma nova previsão, Cowen explora se o Bitcoin possui apoio macroeconômico suficiente para subir ainda em 2024, ou se o próximo Bullrun só ocorrerá em 2025. Infelizmente, ele não oferece uma resposta otimista. Segundo Cowen, as criptomoedas estão fortemente ligadas aos dados econômicos dos EUA, especialmente às taxas de desemprego, que têm um impacto significativo no preço do Bitcoin. E os dados econômicos atuais pintam um quadro sombrio.
Se as taxas de desemprego aumentarem, o preço do Bitcoin tende a cair. Cowen alerta que, apesar dos números recentes positivos, a taxa de desemprego pode subir para 4,9% até o final do ano. Se isso ocorrer, ele acrescenta:
« … isso me levaria à conclusão de que o Bitcoin provavelmente ainda não será capaz de quebrar a estrutura de altas e baixas. »
Bitcoin: previsão alerta para queda semelhante a 2019
Isso significa que, mesmo quando o Bitcoin tem altos picos recentemente, ele não consegue superar os níveis anteriores de altas. Um olhar mais detalhado no gráfico revela que o Bitcoin está em declínio, em vez de continuar subindo. Cowen recomenda que os investidores prestem atenção aos dados de desemprego dos EUA. O analista destaca:
« Acho que é fácil ignorar e fingir que não importa. Mas eu argumentaria que muitos dos que dizem que não importa, também disseram há seis meses que o Bitcoin chegaria a 100.000 dólares. »
Devemos relembrar março, quando muitos não esperavam um declínio tão brutal como o de 2019: um « processo dolorosamente lento de baixas mais baixas e altas mais baixas ».
Aqui você encontra a previsão completa do preço do Bitcoin por Benjamin Cowen (em inglês).
Então, o Bitcoin permanecerá em baixa em 2024? Ou as eleições historicamente otimistas dos EUA em novembro conseguirão mudar o humor e o preço? De qualquer forma, Cowen mantém uma perspectiva otimista a longo prazo para o BTC – e quedas de preço podem ser oportunidades para comprar mais. Se você deseja investir: comprar Bitcoin com transferência bancária é uma opção prática e segura.
Última atualização em 2 de outubro de 2024
Criptomoedas são produtos de investimento muito voláteis e não regulamentados. Seu capital está em risco.
Enquanto jovem órgão de comunicação social independente, Studio Bitcoin precisa da sua ajuda. Apoie-nos seguindo-nos e marcando-nos como favoritos no Google News. OBRIGADO!