O Bitcoin teve um início turbulento em outubro. Tradicionalmente, este mês é conhecido como « Uptober », já que nos últimos 11 anos, o preço do Bitcoin subiu nove vezes em outubro. A maioria dos períodos de alta no mercado de criptomoedas começou neste mês. No entanto, o conflito entre Irã e Israel trouxe incerteza para os mercados, fazendo com que o preço da maior criptomoeda do mundo caísse temporariamente abaixo da marca de 60.000 dólares. Dados fortes do mercado de trabalho nos EUA agora trazem um otimismo cauteloso de volta às bolsas.
Recuperação do Mercado de Trabalho nos EUA
Os dados do mercado de trabalho dos EUA são divulgados mensalmente e aguardados com ansiedade por investidores de todo o mundo. Os Estados Unidos ainda são a economia mais poderosa do globo, e as estatísticas de emprego fornecem insights sobre o desenvolvimento econômico do país. Em agosto, números fracos provocaram uma correção no mercado de criptomoedas no início de setembro. Desta vez, o cenário é diferente.
Boas notícias: a taxa de desemprego nos EUA caiu para 4,1% em setembro.
Por quê?
Isso se deve principalmente a muitas pessoas (430.000) conseguindo novos empregos. Houve também uma diminuição no número de desempregados. Tudo isso é uma notícia encorajadora. pic.twitter.com/jFQPlLyUsA
— Heather Long (@byHeatherLong) 4 de outubro de 2024
A taxa de desemprego caiu 0,1%, atingindo 4,1%. Contudo, o que surpreendeu foi a criação de 254.000 novas vagas de trabalho em setembro, superando a previsão de 150.000 novas vagas.
Reação Imediata do Preço do Bitcoin
As boas notícias vindas dos EUA impulsionam os mercados, que estão sob intensa pressão desde a escalada do conflito entre Irã e Israel. O preço do Bitcoin reagiu rapidamente à notícia, subindo de seu mínimo diário de 60.500 dólares para 62.500 dólares. Os ganhos estão sendo mantidos em grande parte, com o preço ainda acima dos 62.000 dólares hoje. Isso renova as esperanças para o tão esperado « Uptober ».
$BTC seguirá o ouro
É apenas uma questão de quando, não se. #Bitcoin pic.twitter.com/pCxOQvpbPa
— Elja (@Eljaboom) 5 de outubro de 2024
Fatores Econômicos Impulsionando o Mercado
Os dados robustos do mercado de trabalho não são o primeiro motor potencial para uma onda de valorização do Bitcoin vinda da economia dos EUA. Em setembro, o Federal Reserve reduziu as taxas de juros em 50 pontos base, e espera-se que mais cortes sigam ao longo do ano, impulsionando a economia e criando mais empregos.
Portanto, as perspectivas de avanço para o Bitcoin são positivas. Taxas de juros mais baixas aumentam a disposição dos investidores para assumir riscos, já que o capital fresco se torna mais acessível e as classes de ativos mais seguras rendem menos.
Impacto do Conflito Geopolítico
Se uma grande alta começa e se o Bitcoin atinge um novo recorde histórico este mês dependerá em grande parte de como o conflito entre Irã e Israel se desenrola nas próximas semanas. Uma escalada adicional pode trazer mais perdas, enquanto uma resolução pode impulsionar ainda mais o preço. Seja como for, um preço de entrada mais baixo pode ser uma oportunidade para comprar Bitcoin, uma vez que mercados políticos geralmente têm efeitos de curta duração.
Última atualização em 5 de outubro de 2024
As criptomoedas são um produto de investimento altamente volátil e não regulamentado. Seu capital está em risco.
Enquanto jovem órgão de comunicação social independente, Studio Bitcoin precisa da sua ajuda. Apoie-nos seguindo-nos e marcando-nos como favoritos no Google News. OBRIGADO!