O ano de 2024 tem sido, até agora, um período extremamente emocionante para o mundo das criptomoedas, para dizer o mínimo. Depois que o primeiro trimestre seguiu praticamente o mesmo ritmo com que 2023 terminou, e foi coroado em março com um novo recorde histórico do Bitcoin, analistas esperavam que os meses seguintes continuassem da mesma forma, especialmente com o Halving do Bitcoin previsto para abril de 2024. No entanto, ao invés de continuar subindo, o Bitcoin fez exatamente o oposto após o tão aguardado Halving, com seu valor despencando. O que se seguiu foi uma fase longa de movimento lateral, pequenas recuperações e correções subsequentes. Quando, no início de agosto, a bolsa de valores japonesa teve seu « segunda-feira negra », muitos traders e investidores provavelmente já tinham desistido do ano de 2024 para o mercado de criptomoedas. Mas o mercado cripto provou mais uma vez que apenas uma coisa é certa: nada pode ser previsto com certeza.
Bitcoin registra alta de 4 por cento
Após o surpreendente movimento da FED (Sistema da Reserva Federal, o banco central dos EUA) de cortar drasticamente as taxas de juros, o mercado de criptomoedas reagiu quase imediatamente. Com a queda das taxas de juros, investimentos de alto risco, como as criptomoedas, tornaram-se novamente atraentes para investidores e traders, devido à possibilidade de maiores retornos. Pouco depois do anúncio da FED, o Bitcoin subiu para 61.000 dólares. Atualmente, o BTC está cotado a 65.752 dólares. Isso representa um aumento de cerca de 4 por cento na semana e quase 10 por cento no mês. Além disso, o Bitcoin está apenas cerca de 11 por cento abaixo de seu recorde histórico de março de 2024.
Será que o Bull Run do Uptober está chegando?
Se o grande Bull Run está a caminho ou não, é algo que não pode ser previsto com certeza, dada a volatilidade do mercado cripto. Historicamente, os meses de outubro a dezembro são os mais fortes para o mercado de criptomoedas. Na sexta-feira passada, o BTC testou os 66.000 dólares. Se o Bitcoin conseguir romper de forma sustentável o suporte de 65.969,41 dólares, os 70.000 dólares podem estar ao alcance, potencialmente trazendo um novo recorde histórico. O analista Crypto Rover, no X (antigo Twitter), está otimista. Em um post, ele mencionou que, historicamente, o Bull Run do Bitcoin começa em outubro.
Historically, the #Bitcoin bull market always starts in Uptober… pic.twitter.com/nqrmflNCma
— Crypto Rover (@rovercrc) September 29, 2024
Daan Crypto Trades compartilha uma visão semelhante. Ele escreveu em sua postagem no X que, se a vela mensal do Bitcoin fechar nesse nível, será a primeira vela verde em um ano e provavelmente a mais otimista de 2024. Agora, resta ver se os touros conseguem manter o impulso e alcançar sucessos no quarto trimestre.
#Bitcoin If the monthly candle can close like this, it’s the first engulfing green candle we’ve seen in a year and arguably, the most bullish one we’ve seen in 2024.
Now all that matters is whether the bulls can keep the momentum going and actually see follow through in Q4. pic.twitter.com/Kx81w3a50j
— Daan Crypto Trades (@DaanCrypto) September 29, 2024
Michael Saylor permanece confiante no Bitcoin
Michael Saylor, presidente da MicroStrategy e fervoroso entusiasta do Bitcoin, permanece cheio de confiança. Em uma postagem recente no X, ele afirmou que o Bitcoin está vencendo.
#Bitcoin is Winning. pic.twitter.com/De3Q6Oajpb
— Michael Saylor⚡️ (@saylor) September 27, 2024
Na Polymarket, a maior plataforma de apostas descentralizadas do mundo, 68% dos usuários apostaram que o Bitcoin atingirá um novo recorde histórico ainda em 2024.
Bitcoin ETFs registram maior influxo desde junho de 2024
Os ETFs de Bitcoin Spot, aprovados em janeiro, foram um fator significativo para o recorde histórico do Bitcoin em março deste ano. Eles se tornaram um sucesso de vendas rapidamente. Em 27 de setembro, 494 milhões de dólares foram investidos em ETFs, elevando o influxo semanal para mais de 1 bilhão de dólares. O maior ETF de Bitcoin Spot é o IBIT da BlackRock. Em setembro de 2024, a maior gestora de ativos do mundo detinha cerca de 360.000 Bitcoins, avaliados entre 23 e 24 bilhões de dólares. Isso representa quase 2% da oferta total de Bitcoin, deixando o Fidelity Wise Origin Bitcoin Fund (FBTC) muito atrás. A Fidelity detém um estoque significativamente menor, estimado em cerca de 6.661 Bitcoins em setembro de 2024. O Bitcoin é deflacionário, com um máximo de 21 milhões de BTC disponíveis. Com a crescente demanda por Bitcoin Spot ETFs e uma oferta limitada, é apenas uma questão de tempo até que a pressão de preço aumente ainda mais. Com uma quantidade limitada de Bitcoin e uma demanda institucional crescente, a relação entre oferta e demanda se torna cada vez mais restrita, o que pode levar a um aumento significativo no preço do Bitcoin a longo prazo. À medida que mais capital flui para os ETFs de Bitcoin, isso pode elevar ainda mais o preço e tornar o Bitcoin ainda mais desejado como um meio de armazenamento de valor.
Última atualização em 29 de setembro de 2024
Kryptowährungen sind ein sehr volatiles, unreguliertes Investmentprodukt. Ihr Kapital ist im Risiko.
Enquanto jovem órgão de comunicação social independente, Studio Bitcoin precisa da sua ajuda. Apoie-nos seguindo-nos e marcando-nos como favoritos no Google News. OBRIGADO!