Desafios Recentes para Investidores em Criptomoedas
Os investidores em criptomoedas já conhecem a necessidade de ter paciência e resiliência, especialmente diante das flutuações do mercado. No entanto, os últimos seis meses provaram ser desafiadores até mesmo para os mais experientes. O tão esperado Halving do Bitcoin deveria impulsionar a moeda para novos patamares, mas o que ocorreu foi um movimento lateral prolongado, afetando também as altcoins. Especificamente, o Ethereum sofre com um valor de cerca de 2.450 dólares, distante de seu pico histórico de quase 4.800 dólares, mesmo após o lançamento de um ETF Spot em julho. Enquanto isso, os meme-coins continuam a oferecer alguma variação, embora muitos tenham desaparecido rapidamente após um breve aumento, em um típico movimento de Pump and Dump.
Histórico Movimento Lateral do Bitcoin
No mês de abril deste ano, ocorreu o aguardado Halving do Bitcoin, onde as recompensas para os mineradores foram reduzidas de 6,25 BTC para 3,125 BTC. Analistas previam que esse evento impulsionaria o BTC a novos recordes, mas a realidade foi outra. O preço caiu e desde então, o Bitcoin está em um período longo de lateralização, sem conseguir ultrapassar consistentemente a resistência entre 63.000 e 65.000 dólares. Em agosto, o BTC chegou a cair para 53.000 dólares após um evento significativo na bolsa japonesa. Se o tão esperado « Uptober » não acontecer nos próximos dias, o Bitcoin enfrentará seu mais longo período de estagnação pós-Halving desde o início do ano. O recorde anterior, em 2016, foi de 300 dias.
O Futuro do Bitcoin: Quais São as Perspectivas?
Como a mais antiga criptomoeda, o Bitcoin é visto como um benchmark. Historicamente, quando o BTC sobe, as altcoins seguem o exemplo. A questão que persiste é se o BTC conseguirá romper esse padrão lateral. Outubro, historicamente, foi um mês de altos retornos para o Bitcoin. A paciência tem se mostrado valiosa para os investidores que mantiveram suas posições por mais de um ano, atingindo um retorno de aproximadamente 132%. Além disso, as reservas de BTC nas exchanges estão em baixa, um indicativo potencial de mercado de alta, segundo o analista LordofEntry. Investidores de longo prazo continuam acumulando, enquanto os mais ansiosos tendem a vender.
Impactos de Mt. Gox e Silkroad no Mercado Atual
Em julho, houve o anúncio do administrador da falência da Mt. Gox sobre o início das restituições aos credores. Isso gerou preocupações de que o mercado pudesse ser inundado por Bitcoins, mas o impacto esperado não ocorreu. A data de reembolso foi adiada para outubro de 2025. Já o caso da Silk Road, uma antiga plataforma do Dark Web, viu a Suprema Corte dos EUA decidir não intervir em uma disputa envolvendo 69.370 Bitcoins, aumentando a probabilidade de venda por parte do governo.
Uptober: Ainda é Possível?
Não se pode dizer com certeza se o « Uptober » trará o movimento esperado no mercado de criptomoedas. No entanto, sinais otimistas aparecem, como o Fear and Greed Index subindo para 46. Além disso, a decisão de taxa de juros da FED em novembro pode influenciar o mercado. O analista Michaël van de Poppe prevê que o Bitcoin pode se consolidar antes de retomar sua trajetória ascendente.
Última atualização em 13 de outubro de 2024
Criptomoedas são um produto de investimento altamente volátil e não regulamentado. Seu capital está em risco.
Enquanto jovem órgão de comunicação social independente, Studio Bitcoin precisa da sua ajuda. Apoie-nos seguindo-nos e marcando-nos como favoritos no Google News. OBRIGADO!